MAIS MÉDICOS EM SOBRAL


Novos profissionais chegam em cinco cidades































Sobral. 


Esta cidade recebeu oito médicos cubanos pelo programa federal Mais Médicos. Eles 
foram recepcionados na manhã de ontem e devem iniciar as atividades nesta quinta-feira, dia 12. Dos novos profissionais, três ficarão lotados na sede do município, e cinco serão distribuídos entre os distritos.


















Os novos profissionais de saúde, de Cuba, que chegaram em Sobral, passaram a tarde de ontem na Escola de Saúde da Família, onde receberam informações sobre o Sistema de Saúde do município FOTO: JÉSSYCA RODRIGUES
Os cubanos chegaram na última sexta-feira no município e passaram a tarde de ontem na Escola de Saúde da Família, onde receberam informações sobre o Sistema de Saúde de Sobral. Hoje eles iniciam as informações sobre medicamentos e exames disponíveis gratuitamente na rede, e na quinta-feira deverão estar nas Unidades Básicas de Saúde.

De acordo com a secretária de Saúde de Sobral, Mônica Lima, os distritos serão escolhidos a partir da necessidade e do tempo sem médico efetivo. "Esses oito médicos que chegaram são menos da metade que Sobral precisa. Para completar as equipes de Saúde da Família, seriam necessários 21", avalia.

A cidade de Sobral necessitava na época da inscrição no Programa Mais Médicos de 21 profissionais para terminar de compor as equipes de Saúde da Família. Após a ação do Ministério Público sobre nepotismo, dois foram exonerados. "Com isso, Caioca e Aracatiaçu ficaram sem médicos, aumentando o número para 23", destaca a Secretária.

A expectativa é que em março de 2014 cheguem mais 13 médicos intercambistas (profissional que exerce a Medicina e as atividades de ensino, pesquisa e extensão, exclusivamente, no âmbito do Programa Mais Médico). Hoje, 57 equipes estão divididas em 31 postos para atender Sobral e 14 distritos.

No Vale do Jaguaribe, novos médicos cubanos também chegaram por lá. Desta vez quem recebeu os profissionais do Programa Mais Médicos foi o município de Alto Santo. Dois profissionais chegaram à cidade ontem e devem iniciar os trabalhos ainda esta semana.

Além de Alto Santo, os municípios de Jaguaribe e Morada Nova contam com os profissionais do Programa, sendo nesta primeira cidade dois e na segunda quatro médicos que atuam na tenção básica.

Já na região Centro-Sul, os municípios de Acopiara, Cariús e Iguatu receberam novos profissionais de saúde. A Secretaria de Saúde de Iguatu anunciou a chegada de mais 13 médicos cubanos, que vão se somar aos seis que vieram na primeira etapa. No decorrer desta semana, elas participam da fase de acolhimento e conhecimento da estrutura local de Saúde.

Atuação

A previsão é de que na próxima segunda-feira, dia 16, os médicos já comecem a fazer o atendimento à população local. "Já solicitamos mais seis profissionais. Temos um balanço positivo dos primeiros médicos que vieram, pois trabalham em tempo integral, fazem uma consulta demorada e a população está gostando do atendimento deles", revela o secretário de Políticas de Saúde do município de Iguatu, Joab Soares.

A meta da Secretaria de Saúde do município de Iguatu é colocar em funcionamento 40 unidades do Programa Saúde da Família tanto na zona rural, quanto na área urbana.

Na cidade de Acopiara, que já dispunha de três médicos cubanos, agora recebeu mais três profissionais da saúde ampliando, assim, a assistência básica às famílias de áreas rurais do lugar. "O nosso esforço é para melhorar o atendimento de saúde do município, ampliando a oferta dos serviços básicos de consulta, com qualidade", frisou o prefeito, Francisco Vilmar Félix, conhecido como Dr. Vilmar. 

Comentários