sobral participou da  5ª Conferência Estadual das Cidades




Na foto: Jhonata Lima, Célio Brito, Mário Fracalossi, secretário adjunto das Cidades e Fátima Sousa, Cassiano Matos, todos delegados para a nacional.


O evento teve como tema "Quem muda as cidades somos nós: - reforma urbana já!”.
Ministério das Cidades destaca a importância da participação da população nas etapas das Conferências.

Leia mais...

Por Célio Brito
(MTE/CE 2993)

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, realizou entre os dias 18 e 20 de setembro, em Fortaleza, a 5ª Conferência Estadual das Cidades. Para chegar à etapa estadual, aconteceram no Ceará 143 conferências municipais, quando foram apresentadas mais de cem emendas ao texto base da Política Urbana e do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano proposto pelo Ministério das Cidades.

Durante o evento foram realizadas palestras, apresentação de propostas por eixos temáticos e aprovado o regulamento do encontro. As propostas foram debatidas entre gestores, sociedade civil, movimentos sociais, entidade classista, ONGs, entidades públicas e particulares que serão acrescidas ao texto base da conferência nacional.

Segundo o secretário executivo do ConCidades-Ce, Francisco Lopes, as propostas devem contemplar as cidades cearenses olhando para cada realidade local. "Tudo isso foi debatido pelos municípios e na etapa estadual nós devemos eleger quais são as prioridades que vão ser encaminhadas para Brasília, assim como os delegados que vão representar o estado do Ceará", explica.

Já para o secretário das Cidades, Carlo Ferrentini,“Ninguém melhor do que o cidadão para definir suas prioridades, princípio constitucional que garantem a participação popular no controle social”. Defende o secretário.

O município de Sobral será representado na Conferência Nacional por 4 delegados, eleitos por segmento durante a Conferência Estadual, sendo: Célio Brito, Trabalhadores, Fátima Sousa, Movimentos Sociais, Cassiano Matos e Jhonata Lima, Poder Executivo.


As propostas aprovadas serão levadas para a conferência nacional, que será realizada entre os dias 20 e 24 de novembro em Brasília.

Comentários